A Tropicália Transmissora tornou-se signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes em 160 países, e que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.
A empresa criou uma diretoria voltada para comunicação e responsabilidade social, liderada pela administradora Rosane Marques, fez o alinhamento de seus projetos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) 3 (Saúde e Bem-estar); 4 (Educação Continuada) e 5 (Igualdade de Gênero), atualizou seu Código de Ética dando ênfase em critérios como equidade, trabalho digno e políticas anticorrupção, migrou seu Canal de Ética para um fornecedor independente e especializado, iniciou campanhas em prol da sustentabilidade e da equidade social.
De acordo com o CEO da Tropicália Transmissora, Marcelo Oliveira, a organização está comprometida em manter esforços em direção à Agenda 2030. “A Tropicália já nasceu com um diferencial importantíssimo ao permitir o escoamento da energia do parque eólico do Nordeste para o Sudeste, ajudando o progresso de uma matriz energética limpa. Nossa meta segue esse caminho, de um modelo de gestão sustentável e que ajude e respeite ao máximo as questões ambientais, sociais e de governança”.
A diretora Rosane Marques explica que há todo um alinhamento para o monitoramento de resultados voltados às questões de sustentabilidade e dos critérios ESG. “Ser signatário do Pacto Global é uma sinalização importante do caminho que escolhemos seguir na empresa. 2022 foi um ano de muito amadurecimento corporativo nessa linha ESG e tenho certeza de que teremos grandes avanços em 2023, entre eles o alinhamento com outros ODS”.
Além da Tropicália Transmissora, também aderiram ao Pacto Global as outras 4 empresas do grupo: Tevisa, Povoação Energia, PCH Braço e Linhares Geração.
10 Princípios
As organizações que fazem parte do Pacto Global comprometem-se a seguir Dez Princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.
Veja mais detalhes em: https://www.pactoglobal.org.br/10-principios
Publicado por KICK