O Setor de Energia

Você conhece os diferentes tipos de energia elétrica? A energia pode ser gerada pela força da água ou dos ventos, pelo sol, pelos combustíveis, como petróleo e gás natural, e por outras fontes, renováveis ou não renováveis. É a energia que faz a sua TV ligar, a lâmpada acender e o celular carregar.

Torre da Tropicália ao Pôr do Sol

No Brasil, as principais geradoras de energia são as hidrelétricas, já que o país possui muitos rios. Em seguida, segundo o Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS), vêm as usinas termelétricas e as fontes de energia eólica, que vêm crescendo de forma significativa.

Para uma empresa passar a operar uma usina, ela precisa conseguir concessões ou autorizações e obedecer a regulamentos da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que é a autarquia responsável pelo setor, vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

Depois de gerada, a energia passa pelas linhas de transmissão até as distribuidoras que levam a energia até às casas.

O sistema de Transmissão de energia

Linha de TransmissãoUm sistema de linhas de transmissão conduz toda a energia das usinas de geração – hidrelétricas, termelétricas, entre outras – em alta tensão (acima de 230 mil Volts) até grandes consumidores, como indústrias, e redes de distribuição responsáveis em levar energia aos cidadãos.

Esse transporte de energia eletromagnética é feito através de uma rede de cabos elétricos, torres, isoladores e subestações, distribuídos tecnicamente pelo caminho a ser seguido pela energia. Durante esse percurso, sob os cabos, é instituída uma “faixa de servidão”, um trecho na terra que forma um extenso corredor reservado para manutenção das operações e segurança, e que possui restrições de uso que precisam ser respeitadas por todos.

Todas essas instalações compõem o Sistema Interligado Nacional (SIN), que conecta as cinco regiões brasileiras (Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Norte), coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que faz a administração das operações e a análise da energia gerada e consumida e direciona de acordo com a demanda.

Dessa forma, uma energia elétrica gerada por uma usina no Sudeste pode, por exemplo, passar por uma linha de transmissão, ser entregue para uma distribuidora no Nordeste e chegar a casas, escolas e hospitais de milhares de nordestinos, e vice e versa, aumentando a segurança de suprimento energético em todo o país.

Conheça algumas fontes de energia

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.