O PEA surgiu com uma proposta de fomentar uma nova consciência de valores e de respeito ao meio ambiente, beneficiando a construção da cidadania, criando condições para a participação individual e coletiva em processos decisórios relativos ao uso de recursos naturais. Visto como objetivo principal a promoção dos processos de Educação Ambiental destinados a população residente na AID – Área de Influência Direta, entende-se que os objetivos foram cumpridos em acordo com o estabelecido e, ainda, foi possível notar que as ações executadas nas campanhas relacionadas a Educação Ambiental (PEA) foram satisfatórias.
O Diagnostico Socioambiental Participativo (DSAP) foi realizado junto as instituições integrantes da AID – Área de Influência Direta e demais organizações da sociedade civil ligadas a temática socioambiental, para levantamento de informações contextualizadas sobre a realidade sociocultural específica das comunidades próximas ao empreendimento. As parcerias planejadas foram estabelecidas principalmente com os sindicatos de produtores rurais das localidades alvo para a realização do Programa. Os temas propostos no Programa de Educação Ambiental foram abordados, a exemplo de aspectos naturais dos municípios que integram o empreendimento, unidades de conservação, produção de agricultura familiar espécies endêmicas locais e uso e manejo sustentável das produções econômicas locais.
As ações com os produtores rurais e integrantes de secretarias de agricultura e meio ambiente foram realizadas com sucesso. O ensino-aprendizado foi dinâmico e abrangente, inclusive com o surgimento de discussões relacionadas a outros temas ambientais não previstos no planejamento da execução do Programa, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), revegetação de áreas degradadas, entre outros, contribuindo com o enriquecimento do conhecimento dos partícipes.