O PCS contemplou ações visando orientar e auxiliar o poder público e a população residente na AID – Área de Influência Direta (instaladas próximas a LT, vias de acesso e no entorno dos canteiros de obras e Subestações Associadas) acerca das características do empreendimento, do processo de licenciamento ambiental, das características das diferentes fases do empreendimento, impactos e programas ambientais, criando um espaço de diálogo entre as partes interessadas.
- Entrega de cestas básicas na comunidade de Milagrosa.
- Entrega de cestas básicas na comunidade de Mutum.
O Programa realizou visitas domiciliares e institucionais informativas para esclarecimento de dúvidas e informes sobre o andamento das obras, com a distribuição de materiais gráficos que reforçam as informações passadas e possibilitam maior amplitude e disseminação das informações e dos canais de ouvidoria e contato com o empreendedor e com o órgão fiscalizador, a serem utilizados pela população.
Ao total, foram distribuídos 1.200 folders, 1185 cartazes, 1.200 boletins informativos, 439 cartilhas e 17 relatórios de resumo da obra. Além disso, 18 placas informativas foram instaladas nas áreas de influência do empreendimento durante o período construtivo.
Devido aos cuidados necessários à contenção da pandemia de Covid-19 e aos Decretos emitidos pelas prefeituras dos municípios interceptados, o contato com os proprietários por telefone/e-mail/WhatsApp foi priorizado. Apenas para os casos em que não foi possível localizar o proprietário, familiares ou funcionários por telefone, foi realizada a visita presencial. Destaca-se que todos os cuidados recomendados pela OMS, tais como utilização de máscaras de proteção individual, uso de álcool em gel e distanciamento mínimo de dois metros entre o comunicador e o proprietário foi mantido em todos os contatos. Ainda como forma de minimizar os riscos de contágio, o profissional responsável pela Campanha de Pré-Energização já residia na região e, portanto, não foi necessário realizar deslocamento interestadual.
- Material para higienização e proteção contra a disseminação de Covid-19 utilizado na campanha.
Durante o trabalho de campo foi enfatizada a importância do canal de ouvidoria do empreendedor como um meio permanente de contato entre o público-alvo e os responsáveis pelo empreendimento.