O Programa de Afugentamento, Manejo e Resgate de Fauna da LT 500 kV Sapeaçu – Poções III C1 e reforço nas Subestações Associadas foi implementado durante as atividades de supressão da vegetação na abertura de novos acessos, praças de torres e de lançamento de cabos e na abertura da faixa de serviço da Linha de Transmissão.
As atividades de supressão da vegetação causam interferências no meio ambiente resultantes do fluxo de pessoas, do som produzido pelo maquinário e de processos inerentes às etapas da instalação do empreendimento. Dentre os impactos causados, a supressão de vegetação altera direta e indiretamente a vegetação, fragmentando e modificando seu grau de isolamento.
Durante as inspeções ambientais foram empregadas metodologias para afugentamento da fauna e identificação de ninhos, conforme previsto no Plano de Trabalho do Programa de Afugentamento e Resgate de Fauna aprovado. Quando necessário, foi realizado o resgate de animais, avaliação quanto à necessidade de atendimento veterinário e posterior soltura em locais adequados.
Resgate de anfíbio no canteiro de obras de Jequié.
Realocação de anfíbio em área adjacente ao canteiro de obras de Jequié.