Momento Saúde: conscientização em dose dupla mobiliza colaboradores na terra e no mar

Outubro Rosa ou Novembro Azul? Canoagem ou trilha? Quem disse que é preciso escolher? Quando se tem um time que desenvolve múltiplas ações para conscientizar e promover a saúde dos colaboradores, todos os caminhos, por terra ou por mar, levam à prevenção e ao bem-estar.

No dia 29 de outubro, unindo esses propósitos, funcionários do Grupo tiveram a oportunidade de reforçar seu apoio aos movimentos de conscientização contra o câncer de mama (Outubro Rosa) e o câncer de próstata (Novembro Azul), em eventos esportivos realizados nas capitais capixaba e fluminense. 

As iniciativas integram o Momento Saúde, programa executado pelas empresas para melhorar a qualidade de vida. Na ocasião, foram distribuídos pins – acessórios semelhantes a broches – com temáticas das campanhas de saúde.

Em Vitória, o domingo foi dia de acordar cedo. Às 6h30, a turma já estava a postos para a montagem das canoas e início do percurso. A rota escolhida é uma das mais belas da cidade, saindo da Praça dos Namorados em direção à Ilha do Frade, possibilitando aos 12 participantes da canoagem a contemplação de uma vista de cartão-postal.

Já no Rio de Janeiro, um grupo de seis colaboradores e mais três familiares fizeram a Trilha do Morro da Urca. Quem foi se sentiu recompensado e revigorado. Valeu a pena despertar logo nas primeiras horas para dar os primeiros passos no trajeto, já por volta das 7h30.

“Trabalhamos em equipe. A gente tem de se reunir mais vezes para fazer mais atividades físicas e manter o hábito”, afirmou o analista de TI João Souza, que compareceu à programação no Espírito Santo.

A atuação em equipe também foi citada por Flávio Leão com um grande aprendizado obtido nas remadas da canoagem, algo que pode ser projetado em outras áreas da rotina, defende. “Foi uma experiência maravilhosa, percebi que todo o grupo estava sincronizado na mesma frequência, todo mundo se ajudando.”

Para quem era canoeiro de primeira viagem, a sensação também foi de dever cumprido. “Nunca tinha praticado. Não tem nem explicação, fazer esses exercícios neste mar maravilhoso. A gente vê que é um trabalho mesmo em equipe. Se não tiver todos juntos ali, a remada não vai. Na próxima, também estarei presente”, destacou a analista de Recursos Humanos Ana Célia Passos.

Sucesso também no Rio

A trilha percorrida no Rio de Janeiro, de quase dois quilômetros, atraiu até pessoas que estão no grupo dos sedentários, despertando-lhes o interesse por iniciar uma atividade física. “A gente, principalmente aqui no Rio, fica muito dentro dos escritórios. A gente vê que cada dia mais é necessário se movimentar, não ficar parado. Não me preparei, mas foi possível fazer o trajeto. Houve alguns momentos que exigiram mais fôlego, é verdade. Mas deu pra fazer”, comentou Edna Andrade.

Um dos pilares principais, acrescentou, é promover a interação entre os funcionários fora do ambiente de trabalho. “Às vezes, não dá para a gente conversar com todo mundo no trabalho, mas este momento aqui proporciona isso, e também é um momento de descontração. A gente bate papo.”

Ana Kaline Leobino também que seguir na trilha da mobilização. “Foi muito animado. Que haja mais eventos como este.”

 

Corridas deram a largada

Em setembro, os colaboradores também puderam participar de eventos no Espírito Santo (Vila Velha) e no Rio. No dia 3, eles foram às ruas da Praia da Costa para participar da Corrida Track&Field Run Series. O pagamento da taxa de participação foi desembolsado integralmente pelas empresas.

Um evento semelhante ocorreu em 24 de setembro. Foi a corrida Circuito das Estações. Os colaboradores que trabalham no Estado fluminense também tiveram a oportunidade de se inscrever gratuitamente, pois o Grupo cobriu a taxa de participação.

Publicado por KICK

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.