Com apoio da empresa, colaboradores participam de corrida e incentiva campanha contra o fumo

Funcionários marcaram presença na Track&Field Run Series, realizada pelas ruas e na orla da Praia da Costa (ES). Para estimular atividade, empresa pagou inscrição de quem quis competir.

Com o fôlego extra da conscientização, colaboradores da Tevisa, da Linhares Geração S.A e da Povoação Energia colocaram os pés nas avenidas e na orla da Praia da Costa, em Vila Velha (ES), para participar da Corrida Track&Field Run Series, realizada no último dia 3 de setembro.

O estímulo à presença dos funcionários é uma ação da campanha de alerta contra o tabagismo, lançada pelas companhias do Grupo (Tevisa, Linhares Geração, PCH Braço, Tropicália e Povoação Energia), incentivando boas práticas de saúde e advertindo sobre os perigos do fumo, com o slogan “Cigarro e vida, não rima!”

A corrida disponibilizou aos competidores duas opções de percurso, de 4 km e 8 km, que foram escolhidas pelos colaboradores no momento da inscrição. O pagamento da taxa de participação foi custeado integralmente pelas empresas.

Da largada à chegada, a prova de rua foi uma “incrível experiência”, palavra de quem fez o trajeto e se sentiu recompensado por ter tido essa oportunidade. “Eu amei muito. O esporte incentiva a qualidade de vida. A maior parte dos meus amigos que fumavam passaram a correr e deixaram o tabagismo. Pratico muito esporte, mas tinha parado de correr, e foi ótimo estar na corrida. Essa possibilidade de estar todo mundo junto anima bastante. Foi muito positivo, espero que tenha sempre um evento como este”, destaca a Analista de Processos, Juliana Martins.

Uma tenda com a identidade visual das empresas foi montada no local da competição, que teve como ponto de partida a Rua Curitiba, na entrada do Shopping Praia da Costa. Frutas e água foram oferecidas aos participantes para repor as energias. Em alinhamento à campanha “Desplastifique” (outra ação das empresas), a bebida consumida foi a Água na Caixa, envasada em caixinha feita de plantas, reutilizável e reciclável, para  desestimular o uso de materiais plásticos.

Poder participar desse momento que reúne esses pilares das companhias por um mundo mais saudável e sustentável é uma vivência agregadora, sintetizou a analista de RH, Ana Célia Passos. “O cigarro é muito prejudicial, causa vários problemas de saúde. Esta ação da empresa  incentiva as pessoas a correrem. Eu, por exemplo, faço atividade física, mas nunca tinha corrido. Minha experiência foi ótima e eu quero participar de novas corridas. A sensação é maravilhosa”, comentou Ana Célia.

Avaliação semelhante teve o gerente de Manutenção Fabiano De Martin, que também aproveitou o domingo para estar no evento. “Esta corrida veio fundamentar o princípio das empresas, que é incentivar as pessoas a ter hábitos mais saudáveis, a participar de atividade físicas, a cuidar da saúde, a evitar coisas que prejudicam a saúde, como o cigarro. É um anseio de todos os funcionários  que gostam do esporte que cada vez tenhamos mais momentos de interação como este, para sair um pouquinho do dia a dia. A corrida é algo bastante prazeroso”, ressaltou ele.

 

 

Uma ajuda e tanto contra o vício

Pesquisas mostram que praticar atividades físicas é um dos passos mais eficazes na luta para abandonar o fumo. Aderir a essa nova rotina diminui o estresse, pois os exercícios liberam hormônios que dão a sensação de prazer e reduzem o risco de doenças cardíacas e respiratórias, câncer e outros males causados pelo uso da nicotina.

Com todos esses cuidados, a expectativa de vida aumenta, lembra o Técnico de Segurança do Trabalho Franklin Souza. “Melhora o bem-estar. Toda vez que tiver uma programação como esta,  eu vou estar presente, pois é muito importante a participação da empresa e dos empregados.”

O Track&Field Run Series é o maior circuito de corrida de rua da América Latina em número de provas. A etapa Shopping Praia da Costa, além da competição adulta, teve modalidade adicional Kids, para crianças de 4 a 11 anos.

Depois do evento no Espírito Santo, o desafio  agora é outro. No dia 24 de setembro, acontecerá a corrida Circuito das Estações, no Rio de Janeiro. Os colaboradores que atuam no Estado fluminense também terão acesso à inscrição gratuita, pois a taxa de participação será custeada pelo Grupo.

Publicado por KICK

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.