Mini Gentilezas, grandes inspirações: a hora do voluntariado corporativo

CEO da Argilando, organização patrocinada pela Tropicália, mostra como um sabonete em miniatura pode fazer a diferença na vida do outro

Um minissabonete de hotel que você guardou na mala de viagem pode contribuir para um mundo melhor? Acredite, pode sim, e essa história a gente passa a limpo daqui a algumas linhas. Ressaltamos que o poder das pequenas atitudes no dia a dia são capazes de grandes transformações.

Para alcançar essa mudança, um dos principais engajamentos é o voluntariado, um apoio que pode vir de diferentes formas: dando suporte a entidades, mobilizando doações, conversando com jovens sobre a profissão que você abraçou e inspirando trajetórias, entre outros movimentos.

Essas e muitas outras ações estiveram em destaque na palestra apresentada no último dia 2 de dezembro por Pedro Marcondes, CEO da Argilando, uma organização que estimula o voluntariado, atuando há mais de dez anos no desenvolvimento de projetos sociais que conectam pessoas, instituições, governos e empresas.

No encontro on-line com os nossos colaboradores, Pedro destacou que a Companhia também abraça essa causa. Desde setembro, a Tropicália é apoiadora da Argilando, em projetos como o Mini Gentilezas, que recolhe itens de higiene pessoal para ajudar instituições sociais que oferecem apoio à população em situação de rua.

Lembra-se do minissabonete mencionado no início deste texto? É aqui que ele entra. O projeto Mini Gentilezas recolhe esse e outros itens, como xampu, absorventes, pasta de dente, desodorante e lâminas de barbear para trazer mais dignidade às pessoas em situação de rua.

“Só faz sentido o que é sentido (…). A gente está quase chegando à marca de 2 milhões de itens arrecadados. O projeto acontece por meio de uma grande rede, na qual as pessoas se candidatam para serem pontos de coleta. Estamos falando de igreja, academia, condomínio, escola… Temos os voluntários centrais, pessoas que recebem os itens em suas cidades, contam cada item, verificam a validade e distribuem para outras instituições cadastradas. A empresa de vocês faz parte desse projeto; vocês são patrocinadores dele, e todos esses resultados agora também são de vocês”, disse Pedro ao se referir ao apoio da Tropicália.

O ativista afirma que este é muito mais que um projeto de acesso à saúde básica ou assistência à população em situação de rua. É também, e sobretudo, uma iniciativa para garantir direitos fundamentais e combater a violência.

“A gente tem uma população em situação de rua que só aumenta. Dados da Câmara dos Deputados mostram que houve um aumento de 935% nos últimos 10 anos. Esses números são subestimados, e as pessoas em situação de rua continuam estigmatizadas. A gente criou esse projeto para dar visibilidade e abrir diálogos sobre essa realidade. Por exemplo, muitas pessoas em situação de rua não estão ali porque querem. Grande parte dessa população trabalha, mas de forma invisível. São os catadores de reciclagem, o pessoal que limpa as calçadas às 4h da manhã, antes de todo mundo chegar. Existe toda uma rede de trabalhadores informais que não enxergamos.”

Agir para fazer sorrir

A gênese do Mini Gentilezas vem do 365 Dias de Agir, outra frente desenvolvida no ecossistema da Argilando. Trata-se de um calendário global em que cada voluntário escolhe apenas um dia do ano para engajar, e todos juntos constroem um calendário com 365 Dias de Agir, valorizando boas práticas e comprovando que a união de várias ações pode gerar grandes resultados. Todas as atividades são registradas nas redes sociais da organização e se transformam em um grande catálogo de oportunidades replicáveis.

Uma dessas ações foi a criação de uma peça de divulgação por um designer gráfico sobre a doação de itens de higiene para uma instituição social. Por motivos contratuais, a entidade não pôde utilizar o material concebido pelo profissional voluntário. Foi então que a Argilando decidiu publicar a peça.


“Uma semana depois de lançarmos a peça de divulgação, de forma muito simples, pelo WhatsApp e com uma pequena rede de contatos, começamos a receber mensagens do Brasil inteiro querendo participar. Isso foi há oito anos. Hoje, o Mini Gentilezas já está em 19 estados, mais o Distrito Federal, e em 88 cidades. Temos 221 pontos de coleta e já chegamos a seis países: Argentina, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Portugal e Reino Unido.”

2025 de engajamento

Ao fim do encontro, o analista de Comunicação da Tropicália, Osvaldo Santos, enfatizou a importância daquele momento e do projeto em si, ao trazer um pouco mais de dignidade à população em situação de rua e outras frentes.
“Queremos contar com o apoio de todo mundo que trabalha aqui com a gente. Acho que todo mundo tem um coração aberto para isso e para esse tipo de iniciativa. Em 2025, vamos continuar com a Argilando, oferecendo nosso apoio.”

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.