Iniciativa estuda a conversão de motor movido a óleo combustível para utilização de Gás Natural e Hidrogênio, com uso de tecnologia nacional
O Projeto de Pesquisa e Inovação, parte do Programa da Aneel, busca reduzir as emissões de usinas termelétricas que operam com motores de grande porte movidos a óleo combustível. A ideia é converter esses motores para que possam usar gás natural e hidrogênio como combustíveis alternativos.
Neste projeto, será feita a conversão de apenas um cilindro de um motor, sendo que os demais 19 permanecerão inalterados. Inicialmente, será testada uma conversão híbrida, onde este cilindro convertido funcionará tanto com óleo combustível quanto com gás natural, um conceito conhecido como “dual-fuel” (combustível duplo). Em uma segunda etapa, esse mesmo cilindro será ajustado para operar exclusivamente com gás natural. Além disso, o projeto inclui o uso de hidrogênio no sistema de ignição deste cilindro, onde uma mistura de hidrogênio e gás natural será usada na pré-câmara de combustão.
A análise desse único cilindro convertido, operando em condições reais, permitirá entender como todo o motor se comportará com os diferentes combustíveis, identificar e mapear limitações operacionais, projetar o desempenho de um motor completo e avaliar a viabilidade econômica da conversão, permitindo atingir o objetivo do Projeto com custos reduzidos.
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Outro diferencial desse projeto, são as simulações computacionais que garantem precisão nas modificações mecânicas do motor, além disso, todo o sistema de controle da Unidade Geradora (UG) está sendo desenvolvido e adaptado, permitindo adequações nos sistemas de injeção, ignição e geração de potência.
O projeto prevê avaliar cenários viáveis para a descarbonização de termelétricas que utilizam motores de combustão interna, com a maximização de componentes e tecnologias nacionais, e estabelecer a condição ótima de conversão.
Este projeto está sendo conduzido pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), uma instituição de referência em pesquisa tecnológica na área de motores de combustão interna, e pela CAAR Pesquisa e Engenharia, uma start-up que desenvolve projetos de pesquisa aplicada na área de energia, com apoio e participação das empresas patrocinadoras do projeto: TEVISA, Linhares Geração, Povoação Energia e Tropicália Transmissora.