Um livro, um acorde: Tropicália apoia projetos para comunidades

Suportes à Biblioteca Itinerante para escolas públicas e à ONG que ensina música com foco em inclusão social foram destaques em 2023

 

Instituto Sublime Tarefa

Essenciais para o desenvolvimento e empoderamento das comunidades, ações voltadas à educação, cultura e lazer foram os principais destaques em 2023 entre os projetos apoiados pela Tropicália quando se fala em responsabilidade social.

A doação de equipamentos para auxiliar nas atividades de construção da leitura  e habilidades voltadas para a conservação do meio ambiente, com a estruturação de um Biblioteca Itinerante, e o auxílio às atividades dedicadas ao ensino da música, visando à inclusão social, estiveram no centro dessas iniciativas, alcançando mais de 2.300 pessoas.

Para a Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente de Conceição do Almeida (BA), um dos municípios por onde passa a Linha de Transmissão da Tropicália, foram disponibilizados pela empresa equipamentos eletrônicos que visam auxiliar na leitura e no ensino de práticas sustentáveis. O propósito dessa atividade é levar a Biblioteca Itinerante para as escolas da sede e da zona rural do município.

Visita realizada à Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente de Conceição do Almeida, no estado da Bahia.

O conjunto de materiais, entregue no ano passado, é composto por: três notebooks, uma impressora, um Datashow, uma caixa de som, um HD externo e uma TV. Também está sendo preparada uma mala de livros a serem expostos na Biblioteca Itinerante, que percorrerá as unidades de ensino a partir deste ano.

“A gente não tinha esses equipamentos para poder levar essas informações. Dependia de outra secretaria para poder fazer isso. Então, muitas vezes, quando a Secretaria de Educação estava utilizando o Datashow, a gente não conseguia desenvolver o projeto. O apoio da Tropicália nos garantiu esse suporte muito importante”, relata Camila Borges, analista ambiental da Secretaria da Agricultura local.


Conscientização através da biblioteca itinerante

O objetivo é incentivar o hábito da leitura em crianças e jovens das escolas municipais, além de informações sobre o plantio de horta, a gestão de resíduos sólidos, a importância da água e a preservação de nascente para os alunos. Com as ações da Biblioteca Itinerante, são alcançadas 2.119 pessoas. A maior parte desse grupo é formada pelos 1.549 estudantes da rede municipal, 604 deles habitantes da zona rural.

A aproximação entre a Tropicália e a municipalidade para a efetivação de projetos teve início logo com a implantação da Linha, lembra o secretário de Agricultura de Conceição do Almeida, Luiz Alberto Neiva Almeida.

“Podemos perceber a preocupação da empresa em relação ao meio ambiente E aí surgiu a possibilidade de uma criação de uma Biblioteca Itinerante. Nossos técnicos ficaram bastante entusiasmados e vão poder desenvolver este trabalho na zona rural com mais eficácia. O município e os nossos alunos ganharão muito com esse projeto”, frisa.

Música também tem vez

Do apoio à promoção da leitura para a educação musical. A Tropicália também apoiou em 2023 o Instituto Sublime Tarefa, organização não governamental (ONG) situada no município de Jequié (BA). Voltada ao ensino da música, visando à inclusão social, a entidade  tem por objetivo garantir e promover os direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Pelas ações desempenhadas na instituição na educação musical com o apoio da empresa, foram alcançadas 70 pessoas. No local, uma outra iniciativa que teve o engajamento da Tropicália foi o Natal Solidário, que impactou 150 pessoas. A Tropicália atuou com a compra da ceia e dos presentes para os participantes. 

O presidente do Instituto Sublime Tarefa, João Endres Neto, reforça a importância desses trabalhos. “A educação musical traz mudanças para a criança. O comportamento muda com a disciplina. É algo continuado, que tem uma história que vai sendo construída gradativamente para esse grupo de pessoas beneficiárias. É gratificante.”

Por tudo isso, salienta João, a palavra que resume o acolhimento da Tropicália ao projeto é gratidão. “Um projeto social se desenvolve quando há pessoas, como as da empresa, que caminham na mesma direção, que ouvem e se sensibilizam com nossas demandas, que acreditam neste sonho comunitário.”

 

Uma incrível jornada 

Até chegar à definição dos projetos que seriam beneficiados, a equipe da Tropicália que trabalhou nessa missão percorreu uma longa jornada, mais precisamente os 17 municípios por onde passa a Linha de Transmissão, ouvindo os moradores e a comunidade do entorno e avaliando também futuros auxílios a outras iniciativas. Nesse percurso, foram feitas paradas em aproximadamente 10 pontos para uma conversa mais estreita com os idealizadores e representantes do poder público.

Quem explica a relevância desse empenho é a consultora de Impacto Social Lorena Braga, contratada pela companhia para esse trabalho. “A gente foi conseguindo mapear os passos a serem dados através das relações que estabelecemos, descobrindo novas formas de oferecer apoio de uma maneira mais concreta. Cada conversa que tivemos foi uma troca incrível”, pontuou.

 Eixos e ODS

Por meio das ações desenvolvidas em Jequié e em Conceição do Almeida, a Tropicália trabalhou os seguintes eixos de responsabilidade social corporativa:  “Educação e Empregabilidade” (Biblioteca Itinerante) e “Cultura e Lazer” (Sublime Tarefa).

A empresa também se voltou, nessas iniciativas, aos Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS) lançados pela Organização das Nações Unidas em sua Agenda 2030. Os ODS perseguidos nesses engajamentos citados foram os de número 4 (Educação de Qualidade), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.