Tropicália lança guia de aves de Boa Nova com 80 espécies

Publicação destaca as aves endêmicas, ameaçadas ou frequentemente encontradas no município baiano de Boa Nova-BA

A Tropicália lançou um guia de aves visando fomentar o turismo de observação desses animais na região, como parte do seu Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social, em atendimento às condicionantes da licença de operação.

O material compila informações e imagens sobre 80 espécies encontradas em Boa Nova (BA), um dos municípios atravessados pela Linha de Transmissão (LT), reconhecido como ponto privilegiado no país para a prática de birdwatching (observação de aves).

Por estar situado na área de transição entre a Mata Atlântica e a Caatinga, esse território abriga várias espécies de aves endêmicas. A seleção das aves incluídas no material, feita pelo ornitólogo Edson Ribeiro (SAVE Brasil), privilegiou também  aquelas emblemáticas e ameaçadas, além das que se destacam pela beleza ou relevância para a população local.

 “Isso vai facilitar o trabalho na educação ambiental, abordando tanto aspectos da conservação quanto do conhecimento popular”, disse Ribeiro. Espécies comuns como o bem-te-vi e o joão-de-barro também foram inseridas.

O trabalho foi elaborado por Renato Rizzaro, referência na elaboração de guias neste padrão e em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entidade responsável por gerir unidades de conservação como o Parque Nacional de Boa Nova.

A gerente de Meio Ambiente da Tropicália, Rafaela Pizaneschi, ressaltou que, embora atraia birdwatchers de todo o Brasil, o município até então não dispunha de um material de divulgação adequado, tanto para observadores quanto para a educação ambiental da comunidade.  

A Tropicália organizou e financiou a produção de 10 mil guias, que serão distribuídos gratuitamente em Boa Nova. O guia foi lançado no Avistar, o maior evento de observação de aves do país, ocorrido em São Paulo entre 17 e 19 de maio.

Outro evento está programado para o dia 17 de junho, quando a publicação será apresentada oficialmente à comunidade de Boa Nova.

Compartilhe

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.