PDI

Acreditamos na inovação como ferramenta para o desenvolvimento econômico e industrial, tendo como prioridade as boas práticas de sustentabilidade voltadas à redução do impacto ambiental.

No âmbito do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), desenvolvemos projetos em parceria com centros de pesquisa e empresas, já pensando em uma futura inserção no mercado da solução desenvolvida.

Desde o ano de 2024 passamos a integrar como associada ao Instituto Abrate, que é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, apartidária, que visa “a realização de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos relacionados à transmissão de energia, bem como a promoção do desenvolvimento sustentável”.

A Tropicália Transmissora  também integra o conjunto de empresas associadas à Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (ABRATE). A ABRATE  atua de forma proativa para representar os interesses e promover a sustentabilidade e o desenvolvimento contínuo do setor.

Conheça nossos projetos:

Sistema Inteligente de Monitoramento Termográfico para Subestações Elétricas

desenvolve um sistema automatizado e inteligente de monitoramento termográfico para ampliar a confiabilidade das subestações elétricas, permitindo identificar anomalias de forma precoce e prevenir falhas operacionais. A solução utiliza câmeras térmicas de operação autônoma, inteligência artificial e integração com sistemas que viabilizam uma manutenção preditiva orientada por dados.

Conversão Sustentável de Moto Geradores de Grande Porte

Aqui você vai conhecer um pouco do projeto desenvolvido pela Tropicália Transmissora de Energia, em parceria com a Eneva, no âmbito do Programa de PDI da ANEEL. Com início em julho de 2023 e conclusão prevista para março de 2026, a iniciativa desenvolve um sistema nacional de conversão para moto geradores de grande porte, substituindo o óleo combustível pesado (HFO) por misturas de gás natural e hidrogênio. O projeto promove maior eficiência energética, melhora o desempenho operacional e reduz emissões, contribuindo para a descarbonização do setor elétrico brasileiro.

Área do Colaborador

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.