Na Enconsel: equipes adquirem mais aprendizado sobre sustentabilidade e reforma tributária

Time das áreas contábil e tributária participou do Encontro Nacional dos Contadores do Setor de Energia Elétrica, na Bahia.

A sustentabilidade e as questões ambientais são fatores que cada vez mais ganham importância nas áreas tributária e contábil do setor de energia, ao lado das mudanças previstas pela reforma tributária, que está em tramitação no Congresso. Esse é um dos pontos compartilhados pelos profissionais das empresas do Grupo – Tevisa, Linhares Geração, PCH Braço, Tropicália Transmissora e Povoação Energia – que participaram do XXXIX Enconsel – Encontro Nacional dos Contadores do Setor de Energia Elétrica, ocorrido de 18 a 22 de novembro.

A programação, realizada na Costa do Sauípe, Bahia, contou com a presença maciça da equipe contábil e tributária das empresas do Grupo. Foi um momento de trocar experiências e atualizar-se sobre o que está acontecendo nesses campos, destaca a gerente contábil Édina Andrade.

“O Encontro abordou combinação de negócios do setor elétrico e também elementos tributários incidentes sobre o consumo e a renda desse mercado. Outros focos de debate foram a atualização sobre o Programa Brasileiro de Compliance Tributário e os benefícios garantidos a empresas que se instalam em áreas com incentivos fiscais, como a Sudam e a Sudene”, informa a gerente.

Para Édina, marcar presença nesse evento com a equipe praticamente completa da área envolvida é uma oportunidade que o Grupo oferece de maneira muito acertada, pois assegura o acesso a informações estratégicas, fornecidas por palestrantes de alta competência, alguns deles representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“Nas empresas do Grupo, a gestão sempre prezou pela educação continuada. Nosso diretor financeiro, Francisco Telles, foi conosco e gostou bastante, participando de todas as atividades do Encontro. Foi, de fato, muito relevante essa iniciativa para todos nós.”

O Encontro também dedicou bastante ênfase a questões de crédito de carbono, medida que visa a apoiar  a mitigação de emissões de poluentes por parte da indústria e empreendimentos de outros setores. “A gente visualiza que lá na frente as empresas que poluírem menos poderão ter créditos tributários”, acrescenta Édina.

Para a gerente fiscal Bianca Teixeira, o evento é de extrema importância por ser o único que reúne todos os contadores do setor.

“Foi muito agregador. Os esforços sobre sustentabilidade vão exigir que todos se adequem.  Houve, ainda, atualizações do setor referente ao Código de Processo Civil (CPC) e a aplicabilidade das normas dentro da área de energia. Nós nos inteiramos sobre os itens da reforma tributária e o quanto ela vai impactar o nosso setor em específico e também o país”, detalha a gerente.

Os palestrantes, acrescentou Bianca, discorreram sobre a tramitação da reforma e pontos avaliados na Câmara dos Deputados e no Senado. Eles  apresentaram as alterações já feitas no texto e as mudanças que o novo regramento trará para o mercado e para a população, a partir da unificação de tributos e a instituição esperada do IVA (Imposto sobre o Valor Agregado), do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços, que deve substituir o ICMS) e do CBS (Contribuição Social sobre Bens e Serviços, que substituirá o PIS e a Cofins).

O grupo de profissionais que participou da Enconsel foi formado pela equipe contábil e tributária das empresas do Grupo, composta por: Marcos Lopes, Rafael Ventura, Ingrid Carneiro, Gliciara Alcantara, Penha França, Felipe Galdino, Fernanda Sabino, Tamires Abreu, Édina Andrade, Bianca Teixeira e pelo diretor Francisco Telles.

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.