O material foi distribuído no evento com o objetivo de despertar o interesse pela observação de aves e pelo ecoturismo
O Guia de Aves de Boa Nova chegou ao Rio de Janeiro, sendo apresentado durante a edição de 2024 do Salão Nacional do Turismo, que aconteceu de 8 a 11 de agosto, no Riocentro, na Barra da Tijuca. O evento contou com a presença de Fabíola Paes Leme, ex-Superintendente de Turismo da Bahia, e Ester Ramirez, fotógrafa de aves e proprietária do Observatório Lajedo dos Beija-flores. No stand que foi montado, elas exemplificaram a inovação através da diversificação das experiências turísticas na Bahia.
O Lajedo dos Beija-flores, projeto de Ramirez e seu marido, Marcos Holanda, é um referencial quando se trata de apoio e incentivo ao cuidado das aves e incitação da visibilidade das espécies, defendendo que, ao fazê-lo, os municípios contribuem para seu próprio desenvolvimento com sustentabilidade ambiental, social e econômica.
A fotógrafa também defende que por meio da conservação do meio ambiente, há a promoção da preservação das aves em seu habitat natural, o que atrai observadores e fotógrafos, contribuindo para a evolução socioeconômica das comunidades que recebem essa modalidade de turismo.
O Projeto do Guia de Boa de Aves de Boa Nova, realizado pela Tropicália Transmissora com criação de Renato Rizzaro em colaboração com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), teve seu lançamento oficial no dia 17 de junho, em Boa Nova – BA.
O Guia
Em maio deste ano, a Tropicália Transmissora lançou o Guia de Aves de Boa Nova, destacando a cidade no estado da Bahia que abriga diversas espécies de aves endêmicas, com a intenção de encorajar o turismo de observação das espécies na região. O guia foi desenvolvido como parte das iniciativas do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social da empresa.
Localizada na zona de transição entre a Mata Atlântica e a Caatinga, Boa Nova é um refúgio para várias espécies raras e ameaçadas. A seleção das aves incluídas no guia foi realizada pelo ornitólogo Edson Ribeiro, da SAVE Brasil, que priorizou espécies emblemáticas, ameaçadas, e aquelas de grande beleza ou de relevância para a comunidade local. [veja a matéria sobre o lançamento aqui]
Clique aqui para acessar o Guia de Aves de Boa Nova.