BDIV11 lança campanha para sensibilizar sobre poluição por plástico

As empresas do BDIV11, Tropicália Transmissora,  PCH Braço e Linhares Geração (LGSA), lançaram nesta segunda-feira (18), durante a abertura da Semana Interna de Saúde, Segurança e Meio Ambiente 2021 (SISSMA), a campanha “Desplastifique. Não descarte essa ideia”, com o objetivo de promover a conscientização dos efeitos nocivos da poluição provocada pelo plástico e mobilizar os empregados e colaboradores para mudar a forma do consumo e do descarte do resíduo.

De acordo com o Atlas do Plástico, o Brasil já é o 4º maior produtor de resíduos plásticos do mundo e os oceanos são quem mais sofrem. Dados da Clean Sea mostram que a cada ano mais de 11 milhões de toneladas de plástico vão parar no mar. Além da poluição das praias, a doença e morte de milhares de animais, estamos colocando em risco um sistema que oferece 50 por cento do oxigênio do planeta e abriga a maior parte da biodiversidade da Terra. Mais de 590 milhões de pessoas dependem da pesca marinha e da aquicultura para seu sustento!

A abertura da SISSMA foi escolhida para o lançamento da campanha por se tratar de um evento que tradicionalmente une todas as equipes para debater pontos importantes para Saúde, Segurança e Meio Ambiente. “É uma semana em que todos estão dedicados a refletir e repensar, então foi nosso ponto de partida para levantar a questão do plástico em nossas vidas. Precisamos engajar a todos!”,  explicou a diretora, Rosane Marques.

A meta é ir além das exigências das normas legais e do que preconiza o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), e que já é realizado por todas as usinas continuamente com a gestão correta de resíduos. Por isso, a campanha será estendida até o final do ano, explorando dados e orientando sobre alternativas ao plástico, com foco em diminuir o consumo plástico também nos escritórios e sensibilizar as equipes sobre o problema, para formar multiplicadores destes cuidados em todas as relações sociais. A campanha

 No lançamento da  campanha “Desplastifique. Não descarte essa ideia”, para conscientização do consumo de plástico, todos os presentes foram contemplados com um kit com uma sacola ecológica contendo uma camiseta feita com PET reciclado, uma escova de dente de bamboo, um copo eco, um canudo de metal, uma bucha vegetal e dicas em um papel semente com cravo e tomate, com orientações de plantio.

Além de um rico material informativo, as equipes das empresas receberão palestras sobre o tema e algumas medidas propostas começarão a ser executadas, entre as quais estão: fim da disponibilização de copos plásticos, que serão substituídos por material ecológico biodegradável; troca do misturador de café por haste bamboo; uso de bucha vegetal ao invés de sintética, adequação das lixeiras de coleta seletiva dentro dos escritórios e orientação da forma correta de separação e descarte do reciclável.

Crédito da ilustração: pch.vector – www.freepik.com

A iniciativa tem ligação direta com a meta do grupo em mirar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e nos critérios de Environmental, Social and Governance (ESG).

“A poluição dos oceanos é uma preocupação que temos como empresa e como seres humanos. Uma corporação é formada por pessoas e se acreditamos que podemos contribuir, isso passa por uma mudança de cultura que envolve cada indivíduo. Esse é nosso propósito com essa campanha, mostrar que é possível pensar diferente e agir diferente para fazer diferença”, ressalta Rosane

Assista o vídeo da campanha:

(Publicado em 19/10/21).

Publicado por KICk

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.